o espaço das minhas coisas

Quinta, 07 de Fevereiro Notícias por Cristiano Couceiro

Cardiologistas do RN participam de atualização sobre nova técnica de investigação diagnóstica do coração

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Anualmente, milhões de pessoas são vítimas de problemas coronarianos, como ataques cardíacos e derrames. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos, e em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal.

De acordo com especialistas, grande parte dessas ocorrências poderiam ser evitadas com medidas simples de hábitos saudáveis, como evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, cigarros e sedentarismo. Além disso, detectar as doenças logo no começo contribui para uma boa recuperação. É recomendado realizar avaliações periódicas.

No RN, um grupo cardiologistas participam, no período de 8 a 10 de fevereiro, no Hospital Rio Grande, em Natal, de um curso prático de ecocardiografia transesofágica 3D que permite a observação espacial das estruturas cardíacas em múltiplos planos de análise, proporcionando maior realidade e proximidade em relação à anatomia do coração.  A técnica, considerada nova do estado, tem se tornado fundamental para apoio aos procedimentos das hemodinâmicas de tratamento das cardiopatias estruturais, o que tem proporcionado melhores chances de tratamento e cura.
 
A proposta desse curso é atualizar o profissional sobre essa moderna técnica de investigação diagnóstica em Cardiologia, sendo destinado aos ecocardiografistas, e, também, aos hemodinamicistas que trabalham no tratamento de cardiopatias estruturais e aos cirurgiões cardíacos relacionados ao tratamento cirúrgico de cardiopatias valvares e congênitas.
 
Mais informações: (84) 98129-3618

COMPARTILHE