o espaço das minhas coisas

Segunda, 02 de Dezembro Bafafá por José Carlos da Silva

Espaço Cultural da Justiça Federal com João Andrade

Espaço cultural da JFRN, a partir desta segunda-feira (02/12/, estará recebendo a exposição “VOU-ME EMBORA DE PASÁRGADA”, do artista plástico João Andrade.

Vou-me embora de Pasárgada é um conjunto de quadros pintados em acrílico sobre tela, em que é feito uma releitura do poema “Vou-me embora para Pasárgada, do poeta modernista Manuel Bandeira. A expressão “Pasárgada”, no poema, remete a um lugar mítico, uma terra de felicidade e prazeres.

Quanto ao rico acervo das telas expostas, vislumbra-se uma explosão de cores intensas, repletas de elementos míticos e reais da natureza: flores, borboletas, pássaros e fadas. Entretanto, entre fragmentos e detalhes, brotam números cabalísticos, símbolos esotéricos, imagens e mensagens secretas e subliminares. Entre essas nuances, o artista plástico João Andrade procura, com seus traços e cores, denunciar o que torna Pasárgada um paraíso apenas aparente.

Essa denúncia é codificada nos elementos inseridos às formas e ao colorido exuberante que saltam de suas telas.

A mostra ficará exposta no Espaço Cultural da Justiça Federal do RN, de 02 a 19 de dezembro, segunda a sexta-feira, 09h às 17h.

COMPARTILHE