o espaço das minhas coisas

Terça, 18 de Fevereiro Notícias por ElyS Rocha

Hospital promove manhã de festividades carnavalescas para pacientes psiquiátricos

Pensando em integrar o paciente psiquiátrico ao calendário social e incentivando a interação e sua auto-estima, nesta quarta-feira(19), o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes(19), promove um manhã inteira de eventos carnavalescos. 

     A programação se inicia às 9h com o desfile do Bloco Carnavalesco formado pelos próprios pacientes percorrendo todos os espaços do Hospital. Essa ação propicia que os pacientes com maior dificuldade de mobilidade e que não gostam de sair do quarto possam ter contato com o evento cultural. O bloco será puxado pela banda de música composta por pacientes. A atividade é coordenada pelo setor musicoterapia e pela profissional de artes cênicas. Os integrantes do bloco vem participando de ensaios durante todo o mês de fevereiro. 

     A partir das 9h40, terá início no espaço de recreação Gama o Baile de Máscara, que contará com apresentação de coral de funcionários e coral de pacientes. Durante a festividade estão previstas a realização de concurso de dança de variados ritmos e concurso para escolha dos foliões mais animados.

     A comemoração do carnaval no hospital desenvolveu-se durante todo o mês de fevereiro, com oficinas de confecção de máscaras, fantasias, adereços, decoração, ensaios do coral e da banda. Constitui-se numa importante ação terapêutica promovendo a integração entre os pacientes, trabalhando os aspectos culturais, estimulando componentes cognitivos como a memória e a consciência de tempo e espaço.

COMPARTILHE