Quarta, 01 de Agosto Meus escritos por Flávio Rezende

Questões espaciais

Para que um jogador possa revelar toda a extensão do seu talento, é necessário ter espaço para o drible encantador e para a coreografia do corpo bailarino. Claro que num campo de ação menor e com menos marcadores por perto, também se mostra talento e se exibe competência.

Espaços são necessários para que diversos profissionais possam mostrar com mais excelência e clareza suas aptidões, talentos e performances.

Um cantor tendo horas de show pode desfilar um repertório maravilhoso, extasiando a plateia e levando cada um ao êxtase. Os palestrantes, gurus e professores tendo um tempo razoável, um espaço adequado para suas falas, aulas ou canalizações, ficam mais a vontade para dissecar pensamentos, explanar teses ou explicitar reflexões.

O escritor é outro profissional que também adora mais espaço para que suas novelas sejam mais elaboradas, seus livros mais apreciados e seus escritos melhor compreendidos.

Alguns dizem que no mundo atual a genialidade busca pelos espaços reduzidos, está nos textos contidos, nas frases rápidas, nas sacadas interessantes.

De fato, a publicidade busca comunicar através da rapidez. A literatura encolhe, os poetas partem para haikais ,e os jornais se transformam em tabloides.

Nas televisões os telejornais buscam não ocupar mais tanto tempo, fragmentando suas edições em várias vezes por dia.

O planeta caminha para este aspecto, das coisas instantâneas, da imagem, do vídeo, tornando a palavra escrita e o pensamento mais elaborado, escanteado, não mais procurado, até enxotado e chamado pejorativamente de “textão”.

Escrevendo aqui, no estilo “opinião”, recebo alguns e-mails de leitores, pelos quais aproveito para agradecer. Uns discordam do meu pensar de maneira ideológica, o que não se configura nenhum problema, uma vez que sabemos ser natural a democracia pensamental.

Teve um, no entanto, que disse serem alguns escritos superficiais. É justamente isso que me levou a escrever esse, sobre espaço. Muitas vezes o aprofundamento de qualquer assunto, pede mais espaço, para que diversos outros ângulos possam ser explicitados.

Com espaço reduzido, linhas contadas e caracteres a cumprir, a opinião precisa ser cirúrgica, rápida, precisa, mas, infelizmente, alguns alvos são muito amplos e as flechas não conseguem atingir o objetivo, ficando em alguns casos, apenas o norte de suas direções.

COMPARTILHE