o espaço das minhas coisas

Quarta, 17 de Abril Notícias por CONTEXTO Comunicação

Últimas vagas para o Curso de Fitoterapia Brasileira

Compreender a importância e uso seguro das plantas medicinais e Fitoterápicos com suas aplicações na cura das doenças seguindo as novas normas de prescrição, esse será o tema do Curso de Fitoterapia Brasileira que será ministrado pela Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFPE) e Pesquisadora em Química de Produtos Naturais com conhecimento em Legislação e Especialista em Farmacognosia, Maria da Paz Ferreira do Nascimento. O evento será realizado nos dias 27 e 28 de abril, das 8h às 18h, no Espaço Nutre. No dia 27 também haverá a exposição de Ilustração Científica “Plantas Medicinais” do biólogo e artista plástico, Dyego Costa, às 17h.< /span>
Direcionado para profissionais e estudantes da área da saúde como medicina, enfermagem, nutrição e farmácia, o curso é uma oportunidade para iniciar ou aprofundar o conhecimento na prescrição de fitoterápicos e contribuir para a correta aplicação de acordo com a nova legislação, da forma mais segura para o paciente. 
“A importância do curso não está apenas na questão legal, o entendimento das aplicações da fitoterapia é um conhecimento para o bem da saúde pública, já que a população utiliza costumeiramente e culturalmente plantas para tratarem das mais diversas enfermidades. Os profissionais da área da saúde já estão se adequando e Cursos de Fitoterapia estão sendo inseridos em Departamentos de Medicina. Devemos conhecer mais profundamente implicações no uso de Fitoterápicos do ponto de vista químico.  A legislação sobre o tema é recente e com o tempo de execução sofrerá ajustes, mas também é importante que estes profissionais possam contribuir de forma científica e embasada para fomentar e executar esses ajustes. Por exemplo, que sejam consideradas interações medicamentosas envolvendo fitoterápicos desde as conversas com o paciente e que o farmacêutico possa compreender esta nova legislação junto com quem a prescreveu”, afirma Maria Nascimento.  
A exposição de Ilustração Científica “Plantas Medicinais” do artista plástico e biólogo Dyego Costa, será parte do curso no estudo de quimiotaxonomia, e mostrará aos presentes nove ilustrações de flores e plantas. 
O curso e a exposição tem vagas limitadas e estão com inscrições abertas na plataforma Outgo - https://www.outgo.com.br/fitoterapiabrasileiraquimicaprescricao. O investimento para o curso é de R$ 378,00. Terão bônus de 10% de desconto os dez primeiros estudantes de graduação na área de saúde ou profissionais filiados aos Conselhos de Medicina, Farmácia, Nutrição ou Enfermagem que se inscreverem. O Curso é certificado pelo Espaço Terapêutico de Teresópolis e pela Universidade Federal do Paraná. Já a exposição tem entrada g ratuita, porém limitada à 20 vagas.
O que é fitoterapia?
O termo fitoterapia é relativo a utilização de plantas para o tratamento de doenças. Todo produto farmacêutico, seja extrato, tintura, pomada, ou cápsula, que utiliza como matéria-prima qualquer parte de uma planta com conhecido efeito farmacológico e sem composto isolado, pode ser considerado um medicamento fitoterápico.
Sobre Maria Nascimento
Maria da Paz Ferreira do Nascimento é graduada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui experiência de ensino e pesquisa nas áreas de Fitoquímica, Farmacognosia, Planejamento e Síntese de fármacos.
Ministrou cursos de Fitoterapia desde início dos anos 1990 como Auxiliar de Ensino e Pesquisa e já como Professora na Universidade Tiradentes-SE  e na Universidade Federal de Sergipe-SE.
Em 2016, foi convidada pela Universidade Federal de Tocantins (UTF) para escrever a ementa do primeiro curso de pós- graduação em Fitoterapia para a Escola de Medicina. Durante quatro anos, foi professora e pesquisadora de Farmacognosia e Fitoquímica em universidades de Sergipe com publicações na área. Curriculo Lattes de Maria Nascimento: http://lattes.cnpq.br/0946116788223210
Serviço:
Curso de Fitoterapia Brasileira
Local: Espaço Nutre – AV. Senador Salgado Filho, 2021
Data: 27 e 28 de abril
Horário: 8h às 18h

COMPARTILHE